quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pauta da oficina 4 do Gestar II

OFICINA 4 – Unidades 07 e 08 do TP2 – Análise Linguística e Análise Literária

Público alvo: Professores de 5ª a 8ª séries de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos.
Data: 10 de setembro de 2010.

Objetivos:
1. Esperamos que, após os estudos, as discussões e atividades propostas, os professores tenham compreendido os conteúdos das unidades 07 e 08 do TP2 e sejam capazes de:
- Identificar a arte na vida cotidiana;
- Indicar formas, características e funções da arte;
- Identificar figuras na linguagem cotidiana;
- Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
- Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto;
- Utilizar os conhecimentos adquiridos para a prática de leitura e produção de textos.

Desenvolvimento da oficina

08h 15min – Abertura: slides “Fotos incríveis”.

08h 30min – Parte 1 – Estudos, em grupos, das unidades 07 e 08 do TP2. Dinâmica “Figuras de linguagem” para divisão da turma em seis grupos.
Grupo I: seção 1 da unidade 07 (págs. 75 a 83);
Grupo II: seção 2 da unidade 07 (págs. 84 a 93);
Grupo III: seção 3 da unidade 07 e o texto do Ampliando nossas referências (págs. 93 a 95 e 98 a 102);
Grupo IV: seção 1 da unidade 00 (págs. 109 a 116);
Grupo V: seção 2 da unidade 08 (págs. 117 a 123);
Grupo VI: seção 3 da unidade 08 (págs. 124 a 131).

Cada grupo deverá ler a seção indicada e responder, na medida do possível, as atividades, especialmente aquelas que julgarem pertinentes para a compreensão da seção. Também deverá organizar uma apresentação (de no máximo 15 minutos) para a turma, destacando os pontos relevantes para discussão da seção, atentando especialmente para os objetivos. Cada grupo escolherá um relator que fará a exposição para a turma.

10h – Intervalo

10h 15min – Socialização dos estudos em grupos. Leitura de alguns fragmentos dos PCN de língua portuguesa: Reflexão gramatical na prática pedagógica; Objetivos de ensino (para produção de textos escritos e para a análise linguística); Conceitos e procedimentos subjacentes às práticas de linguagem (referentes à análise linguística).

12h – Almoço

14h – Parte 2 – Relato de experiência (Avançando na Prática e Lição de Casa).
Neste momento, alguns cursistas contarão como aplicaram os Avançando, das unidades 05 e 06 do TP2, relatando desde o planejamento da atividade até a avaliação. Este é um momento de troca em que você cursista também pode fazer perguntas, pedir esclarecimentos e sugerir. Também deverá entregar seu relatório ao(à) formador(a).

15h – Parte 3 – Trabalho em grupo (vamos formar grupos de até 4 pessoas). Nesta etapa, vamos desenvolver duas propostas de atividades. A primeira consiste na interpretação de uma charge de Quino (para ajudar nesta tarefa são apresentadas algumas perguntas na página 154 que deverão ser respondidas pelos grupos). A segunda consiste na produção de um texto, bilhete ou cartão (para o desenvolvimento desta, seguir as orientações na página 155).

16h 30min – Intervalo.

16h 45min – Socialização das atividades desenvolvidas nos grupos.

17h 30min – Avaliação da oficina.

17h 45minEncaminhamentos: ler e responder as unidades 21 e 22 do TP6, incluindo o Ampliando nossas referências; realizar um Avançando na Prática e a Lição de Casa das unidades 07 e 08 do TP2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário