quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ANEXOS da oficina oito - TP4

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

OFICINA 8 – Unidades 15 e 16 do TP4 – LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I

DATA: 26 de novembro de 2009.

PAUTA

08h 15min – Abertura.

08h 30min – Parte 1 – Socialização dos estudos das unidades 15 e 16 do TP4.

Momento para discussão sobre o conteúdo tratado nas unidades, tirando as dúvidas e tecendo críticas em relação ao conteúdo e à aplicação proposta.

10h – Intervalo

10h 15min – Parte 2 – Relato de experiência (Avançando na Prática e Lição de Casa).

Neste momento, duas pessoas contarão como aplicaram um dos Avançando, relatando desde o planejamento da atividade até a avaliação. Este é um momento de troca em que você também pode fazer perguntas, pedir esclarecimentos e sugerir.

Entrega dos relatórios.

11h – Breve socialização dos resultados da Avaliação Diagnóstica de Entrada do GESTAR II.

12h – Almoço.

14h – Parte 3 – Trabalho em grupo (vamos formar grupos de até 4 pessoas. Seguir as orientações entregues pela formadora.)

15h 30min – Socialização das atividades realizadas em grupo.

16h 30min – Avaliação deste início do programa.

17h – “Coquetel” de confraternização.

Encaminhamentos: ler e responder as unidades 17 e 18 do TP5, incluindo o Ampliando nossas referências; realizar um Avançando na Prática e a Lição de Casa.


Propostas de atividades de leitura do poema “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade – elaboradas na oficina 7 do GESTAR II

Atividade 1

Leitura do poema

Obs. Faltou identificar para qual série se destina a atividade.

  • Perguntas objetivas:

1. Qual a razão do título “Cidadezinha Qualquer”?

2. Por que o autor não usa verbos na primeira estrofe?

3. Como o autor descreve a cidade?

  • Perguntas inferenciais:

4. O que o autor quer dizer no verso: “devagar... as janelas olham.”?

5. Por que o autor utiliza “besta” no final do poema?

6. Qual a intenção do autor ao repetir a palavra “devagar” várias vezes?

  • Perguntas avaliativas:

7. Pode ser feita uma comparação da cidade do poema com Marabá?

8. Quais os aspectos bons e ruins de Marabá?

9. Gostam ou não de morar nessa cidade?

10. Gostariam de morar em outras cidades?

(Equipe: Laureci F. Costa Silva; Osilene C. da S. dos Santos; Zélia e Alane Carla)

Atividade 2

Cidadezinha Qualquer

7ª série

1. Qual é o assunto tratado pelo poema?

2. Como o poeta retrata esta cidade?

3. De acordo com o poema “Cidadezinha Qualquer”, como era o perfil de cada personagem? Dê características físicas e emocionais?

4. Na 1ª estrofe o autor propositalmente usa uma frase nominal em seu poema. Porém qual foi a intenção do autor?

5. Gramaticalmente falando o que poderíamos acrescentar na 1ª estrofe do poema?

6. Na 2ª estrofe o autor diz: “Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar.”. Se todos vão devagar por que o autor não utilizou uma única ação “vai devagar” para todas as personagens?

7. O que têm em comum todas as personagens da 2ª estrofe?

8. Qual a diferença da 1ª para a 2ª estrofe gramaticalmente falando?

9. O que Drummond quis dizer com a frase “janelas olham”?

10. A polifonia é um recurso utilizado para representar várias vozes no texto. Comprove com uma frase do texto o uso deste recurso.

11. Na expressão “Etâ vida besta, meu Deus” qual a personagem que faz tal referência?

12. Na sua opinião que cidade seria o oposto à do texto? E o que você mudaria nesta “Cidadezinha Qualquer”?

(Equipe: Catiane, Nilda, Iorran e Everaldo)

Atividade 3

6ª série

Perguntas (avançando na prática TP4)

1. Qual a relação do título com o texto?

2. Por que o uso repetitivo do termo DEVAGAR no texto?

3. Qual o sentido da expressão “as janelas olham”?

4. Identifique as marcas da oralidade empregadas no texto?

5. Qual a relação da cidade descrita no texto com a cidade em que moramos?

(Equipe: Escola Jonathas Athias)

Atividade 4

Interpretação textual

Cidadezinha Qualquer

Obs. Faltou identificar para qual série se destina a atividade.

1º passo: Conversar com os alunos sobre o autor, a época em que ele escreveu o poema, o lugar onde nasceu e sobre o qual está falando no poema.

Fazer questionamento aos alunos sobre como é a sua cidade ou sobre como é a sua cidade ou sobre outras cidades que eles conheçam.

2º A partir do título perguntar aos alunos sobre o que o autor quis dizer com a expressão “Cidadezinha Qualquer”.

3 º Como você visualiza o ambiente descrito no poema?

4º Você conhece lugares que se identificam com a “cidadezinha” do poema?

5º Qual seria a possível profissão dos homens e mulheres (moradores) da “cidadezinha” descrita no texto?

6º Na primeira estrofe, temos uma descrição “dentro de casa”. Quem, segundo o autor, fica em casa? Por quê?

7º A realidade da sua casa é semelhante à desta “cidadezinha”?

8º Qual o sentido real do verso “devagar... as janelas olham”?

(Equipe: Maria Rosinete D. Nascimento; Antonia Edna da S. Moraes; Tereza Catarina V. Fraga; Antonia de Assis Gomes de Sousa)

Atividade 5

Cidadezinha Qualquer

6ª série

1. Em sua opinião como seria a cidade retratada no poema de Carlos Drummond de Andrade?

2. Diante dos seus conhecimentos explique o significado da segunda estrofe do poema?

3. Analisando o poema, faça um paralelo sobre o estilo de vida da cidade onde você mora com o estilo de vida das pessoas que vivem na “Cidadezinha Qualquer” tratada no poema.

(Equipe: Simone P. Lima e Denilde de Aquino Sousa)

Atividade 6

Obs. Faltou especificar para qual série se destina a atividade.

- Atividade prévia (antes da apresentação do poema)

  • Levar fotos de cidades e vilas para diferenciar imagem de ambos locais.
  • Fazer dois murais e pedir que os alunos escrevam um pequeno texto sobre o que eles entendem por cidade (zona urbana) e cidade (zona rural).
  • Discussões sobre os textos.

- Apresentação do poema Cidadezinha Qualquer.

1. Que tipo de cidade o poema está falando? Por quê?

2. Leia os versos abaixo do poema:

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Explique o sentido da palavra “devagar”.

3. Por que o título do poema é Cidadezinha Qualquer?

(Equipe: Lidiane e Mônica)

Atividade 7

8ª série

1º momento:

Pedir que os alunos pesquisem sobre a biografia e as obras do autor.

2º momento: 2 aulas

Exposição dos trabalhos.

3º momento: 2 aulas

Apresentação do poema: “Cidadezinha Qualquer”.

E debate sobre a poesia.

4º momento: 2 aulas

Trabalhar a estrutura do poema (verso, estrofe, rima, imagem) margem, questão que alguns poemas não tem vírgula, nem pontuação, eu-lírico).

5º momento: 2 aulas

Produção textual: Criar sua própria poesia sobre sua cidade.

Debate sobre o seu bairro (por fl.) (Questão ambiental)

Duração total: 2 semanas (8 aulas)

Perguntas a serem realizadas:

1. Identificar quais são os substantivos e quais as classes.

2. Que tipo de lugar se trata o poema: rural ou urbano?

3. Quais são as semelhanças entre as diferenças entre a cidade do poema com a cidade que vocês moram?

4. Quais os tipos de pontuação que existe e explique-os.

(Equipe: Glecia da Silva Sousa; Alcione Pinto da Costa Silva; Maria Inês F. Costa Silva e Euclésia Oliveira Castro)


Propostas de atividades de leitura do poema “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade – elaboradas na oficina 7 do GESTAR II

(Com observações e alterações feitas pela formadora – partes em vermelho)

Atividade 1

Leitura do poema

Obs. Faltou identificar para qual série se destina a atividade e o momento prévio.

  • Perguntas objetivas:

1. Qual a razão do título “Cidadezinha Qualquer”?

2. Como o autor descreve a cidade?

3. Por que o autor não usa verbos na primeira estrofe? (Vamos refletir...)

  • Perguntas inferenciais:

4. O que o autor quer dizer no verso: “devagar... as janelas olham.”?

5. Por que o autor utiliza a palavra “besta”, no final do poema, para caracterizar a vida naquela cidadezinha? Isto sugere algum “juízo de valor”, uma visão negativa sobre a vida naquela cidade?

6. Qual a intenção do autor ao repetir a palavra “devagar” várias vezes, na 2ª estrofe?

  • Perguntas avaliativas:

7. Pode ser feita uma comparação da cidade do poema com Marabá?

8. Quais os aspectos bons e ruins de Marabá?

9. Gostam ou não de morar nessa cidade?

10. Gostariam de morar em outras cidades?

(Equipe: Laureci F. Costa Silva; Osilene C. da S. dos Santos; Zélia e Alane Carla)

Atividade 2

Cidadezinha Qualquer

Obs. Faltou o momento prévio e organizar as perguntas, considerando os três momentos: leitura objetiva, inferencial e avaliativa.

7ª série

1. Qual é o assunto tratado pelo poema?

2. Como o poeta retrata esta cidade?

3. De acordo com o poema “Cidadezinha Qualquer”, como era o perfil de cada personagem? Dê características físicas e emocionais? (Vocês conseguem fazer isto?)

4. Na 1ª estrofe, o autor propositalmente usa uma frase nominal em seu poema. Qual foi a intenção do autor?

5. Gramaticalmente falando o que poderíamos acrescentar na 1ª estrofe do poema? (Muito vaga e desnecessária!)

6. Na 2ª estrofe o autor escreve: “Um homem vai devagar./ Um cachorro vai devagar./ Um burro vai devagar.”. Se todos vão devagar, por que o autor não utilizou uma única expressão “vai devagar” para designar as ações de todas as personagens?

7. O que têm em comum todas as personagens da 2ª estrofe?

8. Qual a diferença da 1ª para a 2ª estrofe gramaticalmente falando? (Vaga)

9. O que Drummond quis dizer com a frase “... as janelas olham”?

10. A polifonia é um recurso utilizado para representar várias vozes no texto. Comprove com uma frase do texto o uso deste recurso.

11. Na expressão “Etâ vida besta, meu Deus”, qual a personagem que faz tal referência? (Pouco compreensiva e desnecessária em função da anterior.)

12. Na sua opinião, que cidade seria o oposto à do texto? E o que você mudaria nesta “Cidadezinha Qualquer”?

(Equipe: Catiane, Nilda, Iorran e Everaldo)

Atividade 3

Obs. Faltou o momento prévio e perguntas para uma leitura mais objetiva.

6ª série

Perguntas (avançando na prática TP4)

1. Qual a relação do título com o texto?

2. Por que o uso repetitivo do termo DEVAGAR no texto?

3. Qual o sentido da expressão “as janelas olham”?

4. Identifique as marcas da oralidade empregadas no texto? (Quais? Vocês conseguem identificar?)

5. Qual a relação da cidade descrita no texto com a cidade em que moramos?

(Equipe: Escola Jonathas Athias)

Atividade 4

Interpretação textual

Cidadezinha Qualquer

Obs. Faltou identificar para qual série se destina a atividade.

Momento prévio

1º passo: Conversar com os alunos sobre o autor, a época em que ele escreveu o poema, o lugar onde nasceu e sobre o qual está falando no poema.

Fazer questionamento aos alunos sobre como é a cidade deles ou sobre outras cidades que eles conheçam.

2º A partir do título, perguntar aos alunos sobre o que o autor quis dizer com a expressão “Cidadezinha Qualquer”. (Perguntar aos alunos o que eles esperam encontrar em um texto com este título “Cidadezinha Qualquer”.)

Após a leitura do poema

1. Como você visualiza o ambiente descrito no poema?

2. Você conhece lugares que se identificam com a “cidadezinha” do poema? (Você conhece lugares que se parecem ou que tenham algo em comum com cidadezinha do poema?)

3. Quais seriam as possíveis profissões dos homens e mulheres (moradores) da “cidadezinha” descrita no texto?

4. Na primeira estrofe, temos uma descrição de “dentro de casa”. Quem, segundo o autor, fica em casa? Por quê?

5. A realidade da sua casa é semelhante à desta “cidadezinha”?

6. Qual o sentido real do verso “devagar... as janelas olham”? Quem “olham”? Olham o que e de onde?

(Equipe: Maria Rosinete D. Nascimento; Antonia Edna da S. Moraes; Tereza Catarina V. Fraga; Antonia de Assis Gomes de Sousa)

Atividade 5

Cidadezinha Qualquer

Obs. Faltou o momento prévio e mais perguntas objetivas e inferenciais.

6ª série

1. Em sua opinião, como seria a cidade retratada no poema de Carlos Drummond de Andrade?

2. Diante dos seus conhecimentos, explique o significado da segunda estrofe do poema? (Tendo por base o que está dito no texto e também seus conhecimentos de mundo, comente o que você entendeu da segunda estrofe do poema.)

3. Analisando o poema, faça um paralelo sobre o estilo de vida da cidade onde você mora com o estilo de vida das pessoas que vivem na “Cidadezinha Qualquer” tratada no poema.

(Equipe: Simone P. Lima e Denilde de Aquino Sousa)

Atividade 6

Obs. Faltou especificar para qual série se destina a atividade e mais perguntas para uma leitura objetiva e avaliativa.

- Atividade prévia (antes da apresentação do poema)

  • Levar fotos de cidades e vilas para diferenciar imagem de ambos locais.
  • Fazer dois murais e pedir que os alunos escrevam um pequeno texto sobre o que eles entendem por cidade (zona urbana) e cidade (zona rural). (Talvez seja importante um trabalho multidisciplinar ou interdisciplinar, por exemplo, com a Geografia.)
  • Discussões sobre os textos.

- Apresentação do poema Cidadezinha Qualquer. (De que maneira? Como farão a leitura?)

1. De que tipo de cidade o poema está falando? Por quê?

2. Leia os versos abaixo do poema:

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Explique o sentido da palavra “devagar”.

3. Por que o título do poema é Cidadezinha Qualquer?

(Equipe: Lidiane e Mônica)

Atividade 7

8ª série

1º momento:

Pedir que os alunos pesquisem sobre a biografia e as obras do autor.

2º momento: 2 aulas

Exposição dos trabalhos.

3º momento: 2 aulas

Apresentação do poema: “Cidadezinha Qualquer”. (De que maneira? Como farão a leitura do poema?)

E debate sobre o poema.

4º momento: 2 aulas

Trabalhar a estrutura do poema (verso, estrofe, rima, margem (?), questão que alguns poemas não tem vírgula, nem pontuação, (o fato de que alguns poemas quase não apresentam pontuação) eu-lírico). (Não está claro como fazer isto.)

5º momento: 2 aulas

2. Produção textual: Criar um poema sobre sua cidade.

1. Debate sobre o seu bairro (por fl.) (Questão ambiental)

Duração total: 2 semanas (8 aulas)

Perguntas a serem realizadas:

1. Identificar quais são os substantivos e quais as classes. (Não está claro que classes e com que finalidade o aluno vai fazer isto. Em que isto vai contribuir para a construção do sentido do texto?)

2. De que tipo de lugar se trata o poema: rural ou urbano?

3. Quais são semelhanças e as diferenças entre a cidade do poema e a cidade que vocês moram?

4. Quais os tipos de pontuação que existe e explique-os. (Questão abrangente. Não cumpre nenhum objetivo específico. Precisamos elaborar questões mais pontuais sobre o uso da pontuação. Por exemplo: O que sugere o uso da reticência no quarto verso da segunda estrofe do poema?)

(Equipe: Glecia da Silva Sousa; Alcione Pinto da Costa Silva; Maria Inês F. Costa Silva e Euclésia Oliveira Castro)


PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

Proposta de atividades de leitura do poema “Cidadezinha Qualquer”

(Montada pelas formadoras Cleuzeni e Seane, a partir das propostas dos cursistas)

  • MOMENTO PRÉVIO

Ø Pedir que os alunos pesquisem sobre a vida e as obras do autor.

Ø Conversar com os alunos sobre o autor, a época em que ele escreveu o poema, o lugar onde nasceu e sobre o qual está falando no poema.

Ø Fazer questionamento aos alunos sobre como é a cidade deles ou sobre outras cidades que eles conheçam.

Ø Perguntar aos alunos o que eles esperam encontrar em um texto com este título “Cidadezinha Qualquer”.

  • APRESENTAÇÃO DO POEMA AOS ALUNOS

Distribuição de cópias do poema aos alunos;

Leitura em voz alta pelo professor;

Leitura silenciosa pelos alunos.

  • LEITURA OBJETIVA

§ Solicitar a opinião dos alunos a respeito do poema. Por exemplo: Gostaram ou não do poema? É um texto simples ou não? O que sentiram e entenderam do poema? (Ouvir o maior número de alunos)

§ Fazer algumas perguntas para ajudar na compreensão do texto (oral ou escrita):

1. De que tipo de lugar trata o poema? É uma cidade grande ou pequena?

2. Como o eu-lírico descreve esta ‘cidadezinha’? Que características dessa cidade podemos perceber, a partir do poema?

3. Que relação há entre o título e o texto? Justifique com elementos do texto.

  • LEITURA INFERENCIAL

4. Na primeira estrofe, temos uma descrição de “dentro de casa”. Quem, segundo o autor, fica em casa? Por quê?

5. Por que o eu-lírico fez questão de repetir a expressão “vai devagar”, na segunda estrofe do poema?

6. Por que o autor utiliza a palavra “besta”, no final do poema, para caracterizar a vida naquela cidadezinha? Isto sugere algum “juízo de valor”, uma visão negativa sobre a vida naquela cidade?

7. No último verso da segunda estrofe, o eu-lírico escreve “devagar... as janelas olham”. O que sugere este verso? Quem “olham”? Olham o que e de onde?

8. O que sugere as palavras “amor” e “cantar”, no terceiro verso da primeira estrofe?

9. A polifonia é um recurso utilizado para representar várias vozes num texto. Comprove com um verso do poema o uso deste recurso.

  • LEITURA AVALIATIVA

10. Analisando o poema, faça um paralelo sobre o estilo de vida da cidade onde você mora com o estilo de vida das pessoas que vivem na “Cidadezinha Qualquer” retratada no poema. Identifique as semelhanças e as diferenças.

11. Na sua opinião, que cidade seria o oposto à do texto? E o que você mudaria nesta “Cidadezinha Qualquer”?

12. Quais os aspectos bons e ruins de Marabá?

13. Você gosta de morar nessa cidade? Gostaria de morar em outra cidade? Por quê?


Orientações para os trabalhos em grupo (até 4 componentes)

1- Abra o TP4 na página 185 e leia o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva”.

2- A partir da leitura do texto, vamos escrever diferentes tipos de correspondências.

GRUPO A:

Imagine que você é um(a) dos(as) agricultores(as) presentes ao encontro e precisa mandar UM BILHETE urgente para casa, contando para os familiares as previsões do ano. Escreva o bilhete.

3- Depois da produção, faça comentários sobre as dimensões da situação sociocomunicativa, abaixo:

· Consciência da audiência;

· Relevância do conteúdo;

· Seqüência da informação;

· Nível de formalidade;

· Função da comunicação;

· Convenção (formato do documento).

Orientações para os trabalhos em grupo (até 4 componentes)

1- Abra o TP4 na página 185 e leia o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva”.

2- A partir da leitura do texto, vamos escrever diferentes tipos de correspondências.

GRUPO B:

Imagine que a Fundação Cearense de Meteorologia esteja fazendo um levantamento dos agricultores interessados em receber informações diariamente, via rádio comunitária, sobre o tempo no sertão. Crie UM FORMULÁRIO que poderia ser utilizado nessa situação.

3- Depois da produção, faça comentários sobre as dimensões da situação sociocomunicativa, abaixo:

· Consciência da audiência;

· Relevância do conteúdo;

· Seqüência da informação;

· Nível de formalidade;

· Função da comunicação;

· Convenção (formato do documento).


Orientações para os trabalhos em grupo (até 4 componentes)

1- Abra o TP4 na página 185 e leia o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva”.

2- A partir da leitura do texto, vamos escrever diferentes tipos de correspondências.

GRUPO C:

Imagine que você é um (a) repórter e vai enviar UM CARTÃO POSTAL para uma amiga. Faça seu cartão postal.

3- Depois da produção, faça comentários sobre as dimensões da situação sociocomunicativa, abaixo:

· Consciência da audiência;

· Relevância do conteúdo;

· Seqüência da informação;

· Nível de formalidade;

· Função da comunicação;

· Convenção (formato do documento).


Orientações para os trabalhos em grupo (até 4 componentes)

1- Abra o TP4 na página 185 e leia o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva”.

2- A partir da leitura do texto, vamos escrever diferentes tipos de correspondências.

GRUPO D:

Imagine que você é um (a) repórter e vai enviar UM CARTÃO POSTAL para o seu chefe. Faça o seu cartão postal.

3- Depois da produção, faça comentários sobre as dimensões da situação sociocomunicativa, abaixo:

· Consciência da audiência;

· Relevância do conteúdo;

· Seqüência da informação;

· Nível de formalidade;

· Função da comunicação;

· Convenção (formato do documento).

Orientações para os trabalhos em grupo (até 4 componentes)

1- Abra o TP4 na página 185 e leia o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva”.

2- A partir da leitura do texto, vamos escrever diferentes tipos de correspondências.

GRUPO E:

Imagine que você é um(a) repórter e precisará ficar mais alguns dias para completar a pesquisa. Escreva UM BREVE RELATO (para seu chefe) sobre o desenvolvimento de seu trabalho na reunião, pedindo para estender sua estadia. A correspondência poderia ser enviada por fax, carta ou e-mail.

3- Depois da produção, faça comentários sobre as dimensões da situação sociocomunicativa, abaixo:

· Consciência da audiência;

· Relevância do conteúdo;

· Seqüência da informação;

· Nível de formalidade;

· Função da comunicação;

· Convenção (formato do documento);


Orientações para os trabalhos em grupo (até 4 componentes)

1- Abra o TP4 na página 185 e leia o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva”.

2- A partir da leitura do texto, vamos escrever diferentes tipos de correspondências.

GRUPO F:

Imagine que você é um(a) repórter e desde o primeiro dia em que chegou à cidade, você estaria reclamando no hotel de que o ar refrigerado não estava funcionando bem. Os funcionários informaram que o gerente estaria viajando, mas que chegaria de madrugada. Então escreva UMA CARTA para o gerente, explicando o defeito para que ele tome as providências necessárias.

3- Depois da sua produção, faça comentários sobre as dimensões da situação sociocomunicativa, abaixo:

· Consciência da audiência;

· Relevância do conteúdo;

· Seqüência da informação;

· Nível de formalidade;

· Função da comunicação;

· Convenção (formato do documento).

Orientações para os trabalhos em grupo (até 4 componentes)

1- Abra o TP4 na página 185 e leia o texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva”.

2- A partir da leitura do texto, vamos escrever diferentes tipos de correspondências.

GRUPO G:

Imagine que você é parente de um colega de um(a) jornalista de São Paulo e seu parente ligou pedindo que você acompanhasse o colega numa visita às belezas da região. Você não encontrou o (a) jornalista no hotel e resolveu deixar um recado com seu contato. Escreva o possível BILHETE.

3- Depois da produção, faça comentários sobre as dimensões da situação sociocomunicativa, abaixo:

· Consciência da audiência;

· Relevância do conteúdo;

· Seqüência da informação;

· Nível de formalidade;

· Função da comunicação;

· Convenção (formato do documento).

Um comentário:

Discursos que se cruzam disse...

OI Cleuzeni,

Eu gosto das reflexões que você faz após toda a explanação das oficinas.. só achei que não é necessário colocar todas as atividades das oficinas, nem precisa colocar o material dos cadernos de Teoria e Prática completos aqui. Basta colocar as sugestões que são suas, novidades, e as reflexões. Nestes post, em especial, não sei o que aconteceu, mas está com umas coisas estranhas que dificultam a leitura. Mas os outros estão muito bons. Vou esperar a sua autoavaliação para concluir tua avaliação. Mas o seu trabalho está muito bom. Parabéns.

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