quarta-feira, 8 de julho de 2009

ANEXOS da oficina introdutória

Pauta da oficina introdutória do Gestar II

Língua Portuguesa

Público alvo: Professores do 6º ao 9º ano de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos.

Data: 24 de junho de 2009.

Manhã

08h – Distribuição do material do Programa e formação das turmas:

· A distribuição do material se dará mediante assinatura pelo professor de um documento contendo nome do cursista, a escola em que trabalha, a carga horária e o vínculo empregatício;

· A formação das turmas será por pólos (3 pólos).

09h – Abertura.

09h30min – Apresentação dos cursistas.

Os cursistas se apresentarão dizendo o nome, escolas em que trabalham, outras formações que já participaram e a concepção que possuem a respeito de formação continuada. (Cada cursista escreverá numa tarjeta o que compreende por formação continuada. As tarjetas serão afixadas em um mural. Depois tecer uma breve discussão a partir das idéias apresentadas. Fechar com slides – do Guia Geral e da revista Aprendizagem).

10h30min – Intervalo.

10h45min – Construção dos Acordos e Vínculos.

· Horário;

· Participação;

· Realização das atividades a distância (estudos dos TP’s; lição de casa, projeto, portifólio, etc.);

· Manter o celular desligado ou no silencioso. Atender fora da sala.

11h15min – Preenchimento do roteiro de entrevista para construção do perfil dos cursistas.

12h – Almoço.

14h – Apresentação de pontos relevantes do Guia Geral do Programa:

Ø Os parceiros;

Ø A caracterização do Gestar II;

Ø Modalidade do programa;

Ø Ações integrantes;

Ø Sistema de avaliação do programa e certificação dos cursistas;

Ø Objetivo geral do Gestar II de Língua Portuguesa;

Ø Ementa do programa;

Ø Estrutura dos Cadernos de Teoria e Prática;

Ø Atores do programa;

Ø Direitos e deveres do professor cursista;

Ø Atribuições e responsabilidades do diretor, do coordenador pedagógico e do formador;

Ø O material do programa;

Ø Carga horária do programa;

Ø Algumas considerações.

16h – Intervalo.

16h15min – Orientações a respeito das oficinas.

17h – Realização da dinâmica do envelope da linguagem, como forma de introduzir a temática do TP3.

17h45min – Encaminhamentos: ler e responder as duas primeiras unidades do TP3, incluindo o Ampliando nossas Referências; realizar um Avançando na Prática e a Lição de Casa.


Roteiro de entrevista para construção do perfil dos cursistas

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II

Olá professores (as) cursistas,

Estamos iniciando o GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – de Língua Portuguesa. Neste momento, gostaríamos de conhecê-los melhor, pois faremos parte de uma grande rede de Formação Continuada e o papel de vocês, como cursistas, é fundamental nesse processo!

Este roteiro de entrevista tem a finalidade de coletar dados gerais sobre a vida de vocês e sobre o trabalho profissional que desenvolvem, verificando, entre outras questões, dificuldades, desafios e expectativas relativas à sua prática docente, no ensino fundamental de 6º ao 9º ano, e à Formação Continuada.

Contamos com vocês para que este trabalho seja realizado a contento, que esperamos ser uma valiosa contribuição na sua prática pedagógica, já que teremos oportunidade de trazer para a discussão e reflexão os temas aqui abordados.

Desde já estamos gratos pela valiosa colaboração de vocês.

Um forte abraço.

Equipe de formação do Gestar II de Língua Portuguesa:

Cleiry de Oliveira Carvalho

Cleuzeni Santiago da Silva

Seane Oliveira Xavier


DADOS PESSOAIS

1. Nome:_______________________________________________________________________

2. Prefere ser chamado(a): ________________________________________________________

3. Endereço completo de sua residência: ____________________________________________

4. Possui telefone? Qual(is) o(s) número(s)? __________________________________________

5. Você tem computador em sua residência? _________________________________________

6. Você dispõe de endereço eletrônico (e-mail)? Qual? _________________________________

7. Marque um “X” nos parênteses correspondentes:

I – Sexo

1. ( ) Masculino 2. ( ) Feminino

II - Idade

1. ( ) Tenho entre 18 e 24 anos

2. ( ) Tenho entre 25 e 30 anos

3. ( ) Tenho entre 31 e 40 anos

4. ( ) Tenho entre 41 e 50 anos

5. ( ) Tenho mais de 50 anos

DADOS PROFISSIONAIS

1. Escola(s) em que trabalha: _____________________________________________________

______________________________________________________________________________

2. Com quantas turmas trabalha no ensino fundamental?______________________________

3. Em média, possui quantos alunos por turmas? _____________________________________

4. Qual a sua carga horária no município? ___________________________________________

5. Marque um “X” nos parênteses correspondentes:

I – Grau de instrução (marque apenas o mais alto grau)

1. ( ) Nível Superior (cursando).

2. ( ) Nível Superior (concluído).

3. ( ) Especialização / Aperfeiçoamento.

4. ( ) Mestrado.

5. ( ) Doutorado.

6. ( ) Pós-doutorado.

II – Há quantos anos atua no Magistério?

1. ( ) Até 5 anos.

2. ( ) Entre 5 e 10 anos.

3. ( ) Entre 11 e 15 anos.

4. ( ) 16 anos ou mais.

III – Atualmente, além da Rede Municipal, você trabalha em:

1. ( ) Rede Estadual CH.: _________________

2. ( ) Rede Privada CH.: _________________

3. ( ) Rede Federal CH.: _________________

6. Que outros cursos de formação continuada você já realizou?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Quais são suas expectativas em relação ao curso Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Que perspectivas o curso pode trazer para sua vida profissional e pessoal?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. RESPONDA, MARCANDO COM UM “X” NOS PARÊNTESES, OU AINDA DE ACORDO COM O QUE SE PEDE:

A) Na sua experiência qual a maior dificuldade do professor em sala de aula hoje? (Marque no máximo 02 opções)

1. ( ) A escolha da metodologia adequada a cada unidade ou aula.

2. ( ) Dominar o conteúdo de sua disciplina.

3. ( ) Manter-se constantemente atualizado em sua disciplina.

4. ( ) Fazer avaliação dos alunos.

5. ( ) Motivar os alunos.

6. ( ) Manter a disciplina em sala.

7. ( ) Usar recursos audiovisuais.

B) Escreva, a seguir, as causas a que você atribui essas dificuldades apontadas no item anterior:

1. ________________________________________________________

2. ________________________________________________________

3. ________________________________________________________

4. ________________________________________________________

10. O ensino da gramática normativa influencia na compreensão textual?

a) ( ) sim.

b) ( ) não.

c) ( ) em parte.

11. Que prática(s) metodológica(s) considera relevante(s) no ensino de Língua Portuguesa? (Marque, no máximo, duas alternativas)

a) ( ) Leitura e Produção de textos.

b) ( ) Análise lingüística.

c) ( ) Ensino da gramática normativa.

12. Quando trabalha com textos, em atividades de leitura ou de produção textual, leva em consideração:

a) ( ) A dimensão pragmática da linguagem.

b) ( ) A dimensão gramatical da linguagem.

c) ( ) A dimensão semântica da linguagem.

d) ( ) As três dimensões da linguagem.

13. O seu trabalho, em sala de aula, se baseia em que concepção de gramática? (Marque, no máximo, duas alternativas)

a) ( ) Normativa.

b) ( ) Descritiva.

c) ( ) Internalizada.

e) ( ) Em todas.

f) ( ) Outras.


Orientações aos cursistas

Avaliação do desempenho e certificação dos professores

O professor será avaliado, nas sessões presenciais coletivas, pelo material que produz, pelo desempenho em sala de aula e por avaliações de conteúdo;

A certificação do professor cursista dependerá de cinco fatores:

a) frequencia:

  • 90% de presença nos encontros é critério necessário para garantir certificação total;
  • se, por motivo de saúde, você perder as atividades presenciais (no máximo duas faltas), poderá compensá-las com outras atividades, a critério do formador do programa;
  • quem não obter os 90%, será certificado com a carga horária correspondente ao período que frequentou (explicar casos como Licença Prêmio, Licença Maternidade e outros).

b) conceitos emitidos pelo formador referentes à Lição de Casa ou à Transposição Didática, desempenho nas oficinas e avaliações (com relação à Lição de Casa, o cursista deverá entregar ao formador(a) duas por TP);

c) autoavaliação pelo professor cursista;

d) apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha (página 17);

e) construção de um portifólio, contendo os relatos reflexivos de sua prática junto com as atividades desenvolvidas pelos alunos.


Sobre os estudos e atividades a distância

1º passo: o cursista deverá dedicar 5h para o estudo da cada unidade. Esse estudo pode ser individual ou em grupos. Antes que cada oficina ocorra, ele deverá estudar duas unidades, logo, 10h de estudo antes dos encontros presenciais.

2º passo: depois de estudar as duas unidades do TP que estiver em foco naquele momento, incluindo o Ampliando nossas referências, o cursista escolherá um AVANÇANDO NA PRÁTICA para aplicar em sua sala de aula e recolher todas as tarefas produzidas pelos alunos dele.

3º passo: após a aplicação da atividade, o cursista executará a LIÇÃO DE CASA, que é o registro reflexivo sobre a aplicação prática em sala de aula, no qual, além das descrições das ações, deverá vir reflexões do cursista.

4º passo: depois de estudar e responder todas as atividades propostas nas unidades do TP em análise; aplicado o Avançando na Prática na sala de aula e cumprida a Lição de Casa, o cursista se encaminhará para a OFICINA COM O FORMADOR, não se esquecendo de levar os materiais dos alunos.


Sobre as oficinas

1º momento: debate sobre o estudo que foi realizado pelos cursistas a distância, incluindo comentários, resumos, sugestões a respeito dos assuntos e atividades focalizadas nas unidades.

2º momento: apresentação dos trabalhos dos alunos e socialização dos relatórios reflexivos. Momento importante para o amadurecimento profissional, pois permite a troca, com os pares, das experiências frustradas e das sucedidas.

3º momento: estudo do texto e realização das atividades propostas na oficina.

4º momento: avaliação da oficina, considerando os objetivos a serem atingidos e a validade das atividades propostas. É também o momento de sugerir alterações e os ajustes que considerar necessários.

5º momento: breve discussão sobre a temática das próximas unidades.


Sobre o portifólio

O portifólio é um arquivo no qual se pode visualizar o caminhar do profissional ou do aluno. Nele podem constar atividades, reflexões, textos que tocam o coração do autor do portifólio, fotos, textos teóricos, registros e imagens diversas.

No caso do portifólio que o cursista fará no Gestar II, devem constar os seguintes aspectos:

Ø Memorial profissional – relato de sua experiência como educador (como e por que escolheu a profissão de professor, como foi parar no mundo das letras e qual sua relação com a disciplina, momentos e experiências marcantes que tenha vivido em sua prática pedagógica, o que espera do curso Gestar II etc.);

Ø Relatórios reflexivos das atividades realizadas com os alunos;

Ø Cópias das atividades dos alunos – não escolher apenas os alunos de destaque positivo, mostre também aqueles que têm dificuldades e que, com o seu trabalho, têm conseguido se desenvolver de alguma forma (apenas uma amostra);

Ø Fotos de sua sala de aula;

Ø Sugestões de atividades que foram feitas por você e que não estão no material;

Ø Outros que julgar relevantes.

Sugestões para construção do portifólio:

  1. Criação de BLOG – todos esses registros deverão ter data para a publicação e verificação pelo formador (a cada encontro, os relatórios, as atividades, etc. devem ser postadas no blog, que, até o encontro do mês de agosto, já deve estar criado).
  2. Por meio de uma pasta – na impossibilidade da criação do blog, o professor cursista poderá entregar uma pasta ao professor formador, para que, a cada oficina, seja entregue relatórios, atividades, textos, fotos etc. que serão arquivados na pasta (os que optarem por esta sugestão, devem entregar suas pastas no encontro do mês do agosto de 2009).


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