sábado, 20 de junho de 2009

Relatos das formadoras de Língua Portuguesa de Marabá - PA

Relatos da equipe de formadoras de Língua Portuguesa de Marabá-PA

Gestar II

Formadoras: Cleiry de Oliveira Carvalho

Cleuzeni Santiago da Silva

Seane Oliveira Xavier


Professora Tamar, como você já sabe, nós do município de Marabá/PA fizemos a primeira etapa de nossa formação em São Luis/MA, entre os dias 16 e 20 de fevereiro de 2009. A equipe de Língua Portuguesa, composta por: Cleiry de Oliveira Carvalho, Cleuzeni Santiago da Silva, Seane Oliveira Xavier (formadoras), Osnera Pinto da Silva (coordenadora pedagógica) e José Orlando Lima de Moraes (coordenador administrativo) realizou sua formação na turma da formadora Isabel (UnB). Foi uma semana bastante proveitosa com estudos e análises do material do programa; estudos dos conteúdos dos TP’s 3, 4 e 5; elaboração de propostas para execução dos estudos do TP 5 com os professores cursistas nos municípios; produções, dentre elas gostaríamos de destacar a produção do memorial de leitura.


Foto de um dos momentos de estudos nos grupos, realizando a dinâmica do envelope de Linguagem, em que aparece parte da equipe de formadores(as) de Marabá.



Ao retornarmos a nosso município, estivemos realizando estudos do material do programa, bem como leituras complementares. Alguns livros que já realizamos leituras: “Reflexões Sobre a Língua Portuguesa: Uma abordagem multimodal”, de Josenira A. Vieira et. al.; “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”, de Luiz Antônio Marcuschi; “Elementos de pedagogia da leitura”, de Ezequiel T. da Silva.

Nos dias 04 e 05 de março, realizamos a apresentação do Programa Gestar II e demais programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá para toda comunidade escolar do município. Na ocasião, apresentamos alguns pontos relevantes a respeito do programa: os parceiros; o que é o Gestar; a concepção do programa; os objetivos gerais do Gestar de Língua Portuguesa e de Matemática; os atores envolvidos no programa, bem como suas atribuições; o material do Gestar e a equipe de formadores do município.

Como estava previsto que o material do programa chegaria a nossa cidade no mês de abril, nos preparamos para realizarmos a entrega do material aos cursistas, neste mês, e darmos as orientações para os estudos a distância e, no mês de maio, estavam previstos no calendário da formação três dias de encontro presencial, a saber: 27, 28 e 29. No entanto, o material só chegou até nós na primeira semana de junho. Assim, remarcamos nossa primeira oficina para os dias 24 de junho (Zona Urbana) e 30 de junho (Zona Rural). Dessa feita, ainda não temos como lhe relatar a respeito das oficinas com os cursistas, posto que não realizamos nenhuma, até o momento.

Pretendemos realizar o programa em aproximadamente um ano, a contar da data de seu início. Em nosso calendário de formação, está previsto um encontro ao mês com duração de oito horas, para realização das oficinas e para o cumprimento da carga horária do projeto. Assim, a cada dois mês, estaremos realizando os estudos de um TP.

Na primeira oficina, estamos planejando trabalhar algumas questões relevantes do Guia Geral do Programa; dar orientações para a realização dos estudos e atividades a distância; esclarecimentos quanto ao passo-a-passo das oficinas, conforme suas orientações, no blog; preenchimento de uma ficha para construção do perfil dos cursistas; construção dos Acordos e Vínculos, visando o bom andamento do programa, dentre outras questões.

Ainda estamos organizando a divisão das turmas entre as formadoras, mas podemos dizer que cada formadora terá entre 40 e 45 cursistas (contando apenas os professores, isto é, sem incluir os coordenadores pedagógicos que também participarão). Quando estivermos de posse desses dados com mais precisão, lhe enviaremos.

Queremos aproveitar a ocasião para pedir sugestões para a organização do portifólio, pois temos um número bem grande de cursistas e estes possuem várias turmas de alunos (em média cada professor que tem 100h, no município, possui 4 turmas, com mais ou menos 40 a 45 alunos, no caso de 200h, as turmas dobram). Assim, achamos que é inviável cobrar dos professores cursistas que realizem as atividades do programa em todas as suas turmas e façam relatórios de tudo isso, pois seria muito trabalhoso, visto que a cada encontro eles deverão entregar um relatório com essas atividades anexas. A realidade de nossos cursistas é bastante difícil, pois a maioria trabalha 300h, divididas entre as escolas do município e do estado. Que sugestão você nos dá?

Por enquanto, esses foram os encaminhamentos tomados.


Abraços!

Equipe de formadoras do Gestar II de Língua Portuguesa.

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