quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pauta da oficina 03 - TP2

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

OFICINA 3 – Unidades 05 e 06 do TP2 – Análise Linguística e Análise Literária

PAUTA
Público alvo: Professores de 5ª a 8ª séries de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos.
Data: 13 de maio de 2010.
Objetivos:
1. Esperamos que, após os estudos, as discussões e atividades propostas, os professores tenham compreendido os conteúdos das unidades 05 e 06 do TP2 e sejam capazes de:
 Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
 Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
 Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo;
 Conceituar e identificar a frase;
 Estabelecer a diferença entre frase, período e oração;
 Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto.
Desenvolvimento da oficina

08h 15min – Abertura: leitura do livro “Galileu leu”, de Lia Zatz.
08h 30minParte 1 – Estudos, em grupos, das unidades 05 e 06 do TP2. Dinâmica “Quebra-cabeças de figuras” para divisão da turma em seis grupos.
Grupo I: seção 1 da unidade 05 (págs. 13 a 18);
Grupo II: seção 2 da unidade 05 (págs. 19 a 24);
Grupo III: seção 3 da unidade 04 (págs. 25 a 33);
Grupo IV: seção 1 da unidade 06 (págs. 45 a 51);
Grupo V: seção 2 da unidade 06 (págs. 52 a 57);
Grupo VI: seção 3 da unidade 06 (págs. 58 a 66).
Cada grupo deverá ler a seção indicada e responder, na medida do possível, as atividades, especialmente aquelas que julgarem pertinentes para a compreensão da seção. Também deverá organizar uma apresentação (de no máximo 15 minutos) para a turma, destacando os pontos relevantes para discussão da seção, atentando especialmente para os objetivos. Cada grupo escolherá um relator que fará a exposição para a turma.
10h – Intervalo
10h 15min – Socialização dos estudos em grupos. Leitura de alguns fragmentos dos PCN de língua portuguesa: Reflexão gramatical na prática pedagógica; Objetivos de ensino (para produção de textos escritos e para a análise linguística); Conceitos e procedimentos subjacentes às práticas de linguagem (referentes à análise linguística).
12h – Almoço
14h – Parte 2 – Relato de experiência (Avançando na Prática e Lição de Casa).
Neste momento, alguns cursistas contarão como aplicaram os Avançando, das unidades 03 e 04 do TP1, relatando desde o planejamento da atividade até a avaliação. Este é um momento de troca em que você cursista também pode fazer perguntas, pedir esclarecimentos e sugerir. Também deverá entregar seu relatório à formadora.
15h – Parte 3 – Trabalho em grupo (vamos formar grupos de até 4 pessoas). A atividade que vamos desenvolver consiste na leitura e análise de textos de alunos da rede municipal de ensino, produzidos nas atividades dos Avançando na prática. Vocês professores, em grupos, deverão ler e avaliar o texto que receberam e elaborar uma proposta para revisão e reescrita desse texto. Nesta proposta, devem apontar quais aspectos serão revisados e como se dará a revisão. Para contribuir no desenvolvimento dessa atividade, leiam fragmentos dos PCN de língua portuguesa referentes à refacção na produção e textos e à refacção na análise linguística.
16h 30min – Intervalo.
16h 45min – Dinâmica “PLAC-PLIC-PLOC”.
17h – Socialização das propostas de refacção dos textos elaboradas pelos grupos.
17h 45minEncaminhamentos: ler e responder as unidades 07 e 08 do TP2, incluindo o Ampliando nossas referências; realizar um Avançando na Prática e a Lição de Casa das unidades 05 e 06 do TP2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário