PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
OFICINA 02 – TP1
Grupo I
Cursistas: Maria Edna de Brito Santos, Taiana Lima da Silva, Tatiana Alves dos Santos, Osilene C. da Silva dos Santos, Robson Luiz de S. Cruz.
Turma: 6ª Série
Duração: 04 aulas (50 minutos)
1ª AULA
• Leitura coletiva (apoiada na explicação do professor.)(O professor explicará o quê? Durante a leitura?)
• Dividir os alunos em grupos (3).
• Fazer releitura em grupo e fazer um comentário e abrir discussão. (Penso que carece de um encaminhamento melhor. Explicitar, por exemplo: que tipo de comentário os alunos terão que fazer.)
OFICINA 02 – TP1
Grupo I
Cursistas: Maria Edna de Brito Santos, Taiana Lima da Silva, Tatiana Alves dos Santos, Osilene C. da Silva dos Santos, Robson Luiz de S. Cruz.
Turma: 6ª Série
Duração: 04 aulas (50 minutos)
1ª AULA
• Leitura coletiva (apoiada na explicação do professor.)(O professor explicará o quê? Durante a leitura?)
• Dividir os alunos em grupos (3).
• Fazer releitura em grupo e fazer um comentário e abrir discussão. (Penso que carece de um encaminhamento melhor. Explicitar, por exemplo: que tipo de comentário os alunos terão que fazer.)
2ª AULA
• Socialização dos comentários com intervenção do professor.
• Fazer uma revisão sobre as características da fábula.
• Encaminhamento de atividade: cada grupo pesquisará e trará uma fábula.
• Socialização dos comentários com intervenção do professor.
• Fazer uma revisão sobre as características da fábula.
• Encaminhamento de atividade: cada grupo pesquisará e trará uma fábula.
3ª AULA
• Leitura das fábulas pesquisadas pelos grupos. (Como será realizada essa leitura? É interessante desenvolver atividades de estudo, análise dessas fábulas.)
4ª AULA
• Produto final: Criação de uma fábula para confecção de mural. (É importante elaborar o comando que orientará o aluno nessa produção.)
Grupo II
Proposta de atividade de Leitura e produção textual – 7ª série.
Cursistas: Antonia Edna da S. Moraes, Iverlândia da Silva Chaves, José Ribamar dos Reis, Shara P. Farias.
Objetivo: Identificar os traços da intertextualidade.
1. Solicitar aos alunos que, em dupla, leiam apenas um fragmento do texto. Na sequência, eles serão desafiados a escreverem o final da história. O texto será entregue apenas uma parte dele para as duplas. (Será entregue apenas uma parte – o início – do texto às duplas.)
2. Socializar o que escreveram e ver o final que mais se aproximou do original.
3. O professor entrega a versão original para que todos possam conhecê-la e solicitar que alguém leia em voz alta.
4. O professor pede que cada estudante explique a moral contida na fábula.
5. O professor entrega o texto bíblico de Tiago 3, versos 1 a 18, e propor a leitura.
6. Após, solicitar que tracem em paralelo do que é igual, do que é diferente em ambos os textos.
7. Avaliar a atividade oralmente para que os estudantes possam falar sobre suas impressões em relação à intertextualidade.
8. Apresentar outros textos com exemplos de intertextualidade.
Grupo III
Atividade de Leitura – 6° ao 8° ano
Reconto “Carne de Língua” – Conto Africano
Leitura de Fábula “A Língua”.
Comparação entre os textos.
Debate (Roda de Conversa, anotações das falas).
-Interpretação e compreensão
-Semelhanças e diferenças
Linguagem oral e escrita
Gênero: elementos da fábula, do conto
Personagens – personificação – ensinamento
Conceito de língua: concreto e abstrato.
Intertextualidade
Atividade de escrita
Elaborar uma paráfrase da fábula “A Língua”.
Retomada de um texto sem mudar seu fio condutor, a sua lógica. (Explicar aos alunos)
Confecção de texto (não seria “mural”?) para uma exposição das fábulas criadas (reescritas, visto se tratar de paráfrases).
• Leitura das fábulas pesquisadas pelos grupos. (Como será realizada essa leitura? É interessante desenvolver atividades de estudo, análise dessas fábulas.)
4ª AULA
• Produto final: Criação de uma fábula para confecção de mural. (É importante elaborar o comando que orientará o aluno nessa produção.)
Grupo II
Proposta de atividade de Leitura e produção textual – 7ª série.
Cursistas: Antonia Edna da S. Moraes, Iverlândia da Silva Chaves, José Ribamar dos Reis, Shara P. Farias.
Objetivo: Identificar os traços da intertextualidade.
1. Solicitar aos alunos que, em dupla, leiam apenas um fragmento do texto. Na sequência, eles serão desafiados a escreverem o final da história. O texto será entregue apenas uma parte dele para as duplas. (Será entregue apenas uma parte – o início – do texto às duplas.)
2. Socializar o que escreveram e ver o final que mais se aproximou do original.
3. O professor entrega a versão original para que todos possam conhecê-la e solicitar que alguém leia em voz alta.
4. O professor pede que cada estudante explique a moral contida na fábula.
5. O professor entrega o texto bíblico de Tiago 3, versos 1 a 18, e propor a leitura.
6. Após, solicitar que tracem em paralelo do que é igual, do que é diferente em ambos os textos.
7. Avaliar a atividade oralmente para que os estudantes possam falar sobre suas impressões em relação à intertextualidade.
8. Apresentar outros textos com exemplos de intertextualidade.
Grupo III
Atividade de Leitura – 6° ao 8° ano
Reconto “Carne de Língua” – Conto Africano
Leitura de Fábula “A Língua”.
Comparação entre os textos.
Debate (Roda de Conversa, anotações das falas).
-Interpretação e compreensão
-Semelhanças e diferenças
Linguagem oral e escrita
Gênero: elementos da fábula, do conto
Personagens – personificação – ensinamento
Conceito de língua: concreto e abstrato.
Intertextualidade
Atividade de escrita
Elaborar uma paráfrase da fábula “A Língua”.
Retomada de um texto sem mudar seu fio condutor, a sua lógica. (Explicar aos alunos)
Confecção de texto (não seria “mural”?) para uma exposição das fábulas criadas (reescritas, visto se tratar de paráfrases).
Perguntas que poderão ser feitas (interpretação e compreensão):
1 - O que é uma fábula?
2- Quais as características do gênero fábula?
3 – A palavra língua apresenta dois sentidos. De acordo com o contexto, quais os significados da palavra língua?
4- Que relação há entre o texto contado e o lido?
Grupo IV
Cursistas: José Filho, Patrícia Randy B. S. Gonçalves e Vanicia Lopes Melo.
(Faltou definir para qual série a atividade se destina.)
Utilizando o texto “A língua” para fazermos leitura silenciosa, em seguida solicitar aos educandos exponham, seu ponto de vista sobre o texto. (A proposta não está bem elaborada. É importante elaborar perguntas ou comandos para o estudo, compreensão do texto. E, considerando que se trata de uma fábula, é também importante o estudo, a análise do gênero.)
Proposta de Produção
Com base no texto lido, produza um texto em quadrinhos. (Vocês acham que apenas a leitura de um texto, do gênero fábula, dá condições para que os alunos produzam um texto de outro gênero, história em quadrinhos? Não seria necessário um trabalho de leitura e análise de textos desse gênero?)
Obs.: As observações marcadas em vermelho são da formadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário